domingo, 23 de setembro de 2012

Lentes: usar ou não?

  Oláaa pessoal!
Quanto tempo sem postar, cof cof!

Hoje resolvi falar de um assunto bem comum para os cosplayers: Lentes de contato coloridas!

Resolvi por "lentes de contato coloridas" e não apenas "lente de contato", porque há diferença entre aquelas lentes comuns para corrigir problemas de visão e as lentes "cosméticas" (como se refere o site Eye Candy Lens)

A princípio eu havia me interessado em comprar esta lente aqui.
É um lindo verde e 55% de água! Deve ser super confortável de usar!
perfeita pra Aerith!


Aí comecei a ler os FAQ's do site, sobre perguntas mais comuns.
Eu desanimei de comprar a lente quando vi o aviso "Não recomendamos usar a lente por mais de 6 horas seguidas". 
Aí vocês pensam: 'ah, mas que que tem? Eles falaram que não recomendam, mas pode ser que não dê problema algum. Amiga minha usou e não teve problemas,etc...'
Aí está a questão!
Eu não dou a mínima pro que pessoas assim falam!
Se o próprio fabricante da lente pôs esse alerta na embalagem, deve haver um motivo, não é?
Assim como a contra-indicação de remédios.

Pelo que se pode constatar, as lentes são mais recomendadas para fotos,ou uso por pouco tempo...mas euse fosse usar a lente só pra foto, um photoshop resolveria!
Mas se caso eu fosse usar as lentes em um evento, não seriam apenas por 6 horas! Ainda mais por estar com algo diferente e 'fiel' a personagem.
Cor dos meus olhos
Outro porém da lente, é algo que venho reparando de algum tempo pra cá. Dependendo da lente que a pessoa compra, ela não costuma aparecer muto em fotos, filmagens,etc, sem alguma iluminação especial ou efeito em photoshop pra realçar. Venho frisar que eu disse algumas lentes. Existem outras que possuem boa qualidade e/ou pouca água na composição(mas isso pode acarretar em irritação nos olhos).



Essa cosplayer é a FF7 Sam, ela possui olhos azuis claros na realidade e usa lentes verdes no video.
São raros os momentos em que os olhos dela são vistos como verde.

E outra questão que eu levanto, é quando eu fui no Uai Play 2008 de Rinoa, e tiraram uma foto minha durante o desfile. Meu olho ficou um vermelho vibrante (como todo olho costuma ficar quando exposto a flash). Quando publicaram a minha foto, algumas pessoas me elogiaram por estar usando lentes vermelhas(!), sendo que algumas delas estavam comigo no evento. Haviam me visto, pediram foto, conversam comigo pessoalmente, e ainda acharam que eu estava de lentes...

Por isso deixo essa questão para vocês pensarem.

Lentes são tão importantes assim? Vale a pena o risco?

Eu digo risco porque sou super medrosa em introduzir qualquer tipo de coisa no meu corpo, desde medicamentos a cosméticos...Ainda mais depois de ver a garota de Manaus que teve os dois olhos danificados quando usou lentes de contato de cosplay. Sem brincadeira, ela ficou cega de um olho e o outro seriamente danificado...ficaram brancos. (claro que ela usou de forma incorreta e sem orientação médica)


Cosplay, acima de tudo, é diversão.
Vejo muitas pessoas buscando a perfeição e a fama, procurando superar outras pessoas, e acabam se tornando pessoas bem rudes e mesquinhas. Muitos cosplayers que antes usavam esse hobby pra se divertir, estão deixando de lado o mundo do cosplay por causa de pessoas assim. Eu realmente fico muito triste com isso.

Por isso vou falar novamente: tenham em mente os perigos da lente de contato. Não use sem antes ir no oftalmologista.
 Sempre use o colírio com frequência, pois não piscamos muito quando usamos lentes e isso faz com que o olho fique seco, se o olho ficar seco, a lente fará atrito na córnea causando irritação, se a irritação persistir isso pode danificar a sua córnea!Afinal, a lente é um corpo estranho que está riscando contra o nosso delicado e complexo olho!
 Não esqueçam que não é pra usar por mais de 6 horas a lente "cosmética" (a de cosplay), pois ela não é feita pra uso prolongado.

E é isso pessoal. Só queria deixar esse alerta pra vocês.

E quanto a minha opinião?
Eu não usaria,não! Por mais que tenha vontade xD Acho que não vale a pena correr riscos por causa de um capricho meu(só dá pra usar por 6 horas e só dura um ano?! sniff...). E como disse o meu namorado "olho raramente alguém repara, e se a roupa tiver perfeita, já está ótimo!", não concordo totalmente, mas é...entendo o ponto de vista dele! Ninguém vai se aproximar tanto de mim assim.

E não se esqueçam: acima de tudo o que falem de você, o importante é se divertir!

4 comentários:

  1. "...o importante é se divertir!"
    Esse deveria ser sempre o espírito de um cosplayer!

    Então, legal esse assunto por aqui.
    Estive pensando em comprar umas lentes nacionais descartáveis pra usar -nas nada a ver com cosplay- pra ver se eu me acostumaria a usar.

    Desisti de comprar essas lentes coloridas fazendo a mesma coisa que você: lendo as contra-indicações e sabendo os riscos e alertas que os próprios fabricantes colocam nos produtos. E fui até o oftalmo me informar, mas mesmo assim...Tenho receio!
    Até porque em evento, geralmente a gente não tem um local assim que garanta uma boa higienização pra esse tipo de coisa, então o ideal é sair de casa com elas. E realmente, 6 horas é pouco tempo contando com isso. Sem falar que o fator maquiagem por si só já pode causar irritação, com lente então, nem sei.

    E nem sabia desse caso, não! Nossa ela perdeu a visão! Isso é muito triste!

    Ótimo post!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que vc pensava como eu. Acho que cuidado a mais nunca é demais. Afinal, precisamos cuidar bem do corpo pra não nos arrependermos mais tarde.
      E o importante é vc se sentir com o personagem e estar feliz consigo mesma. Tem gente que precisa de lente pra se sentir assim, mas eu me sinto bem comigo.
      E eu penso o mesmo que você...colocar as lentes no local do evento seria arriscadíssimo! Os lugarem sempre são tão sujos e usados por todos!Através dos olhos se pega qualquer tipo de doença.

      E infelizmente ela perdeu...mas ela também não seguiu as instruções =/

      Excluir
  2. nossa, eu sempre fico com um pé atrás por causa de lentes também, mas eu uso algumas que aguentam 8 horas (embora eu não fique o tempo todo com elas). acho que se você cuidar direitinho não dá problema, muita gente usa (inclusive lentes de correção)e nunca tiveram nenhuma complicação. ^^ ~ mas eu já tive a experiência de comprar uma lente que não dá nem para perceber que eu estou com els. rs e olha que eram azuis e eu tenho olhos castanhos u_u'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu falei também da qualidade da lente.A sua deve ser daquelas boas, que geralmente não são baratas!Muita gente investe em lente barata =(

      O meu maior medo é comprar uma lente de Taiwan,Korea etc...e for uma falsificação!Daí vem o risco,né =(

      Excluir