terça-feira, 13 de agosto de 2013

Tingimento- amostra de cor

Oharo pessoal!



Hoje eu vou mostrar como tingir um pequeno pedaço de tecido pra servir de amostra de cor.
Isso é importante, pois quando queremos tingir um tecido de uma tal cor, a gente nunca pode adivinhar como vai ficar. Por isso é importante fazer um teste antes num pedaço pequeno de tecido!

O processo usado foi para tecido de fibra natural. Não serve para tecidos sintéticos.

Vamos começar!

Eu utilizei nesse processo:



Uma caneca com água fervendo. Bem, eu fervi, e pus na caneca xD



Uma amostra do tecido. O meu tem 3x3 cm.





A tinta para tecido. Esta é para algodão e fibras naturais.




Agora adicione a tinta. Para esse tamanho de tecido, uma colher de café basta(eu usei pouco mais que meia colher). Se a sua tinta não vier com fixador embutido, coloque uma pitada de sal de cozinha (sim! Isso é o que fixa a cor!).



Misture bem a tinta pra ela poder diluir.




Agora coloque o tecido sem graça pro banho de tingimento. E mexa ele de vez em quando(se fosse um tecido grande, em uma panela grande, seria necessário mexer sempre pra cor ficar homogênea e não dar bolsões de ar).

Depois de 4 minutos, pode lavar o tecido com água e detergente. Você vai notar que a cor ficou fixa =)
(Lembrando novamente: se fosse um grande tecido, em uma grande quantidade de água, o banho seria de 30 minutos);
















Azul Rinoa obtido!









Bye bye *_*

2 comentários:

  1. Morro de medo de tingir tecido ><
    Acho que na hora de fazer o degrade da mangá da Yuna eu com certeza vou me atrapalhar XDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hah!
      Vc tinha que ver quando o tecido tava secando e parecia que ia ficar manchado!!!
      Tava um frio danado aki, mas eu meti a mão na água fria pra lavar, tacar sabão pras manchas sumirem!
      No final, era excesso de tinta que ainda estava no tecido...graças a Deus não tem mancha alguma agora @_@

      Excluir